20/09/2011

Triângulo muito amoroso...

A parceria dos pais com a escola conta muitos pontos no processo de desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos. Desde que as mulheres passaram a ter de trabalhar fora para contribuir com o orçamento doméstico, a escola de educação infantil tornou-se um apoio importante para os pais deixarem a criança durante o dia, ou parte dele. Esse recurso é tão ou mais valorizado que os avós ou outros parentes, as empregadas e babás para os cuidados com a criança na falta dos pais. Mas como foi justamente essa ausência uma das razões primeiras para levar a criança à escola, muita gente ainda pensa que os professores apenas os substituem.
Na verdade, os papéis que pais e professores desempenham na primeira infância, na educação e no desenvolvimento da criança, estão muito próximos e devem mesmo ser complementares. Podemos dizer que a família é o primeiro 'ensinante', pois são os pais que transmitem os valores com os quais desejam formar o filho para a vida. 
À escola cabe ampliar as ações que se iniciaram na família, afirma a psicopedagoga Neide Noffs, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). De qualquer forma, desde cedo o bebê já é um 'estudante' curioso que pesquisa, organiza e assimila o conhecimento sobre o mundo, as pessoas e si mesmo. 
E ele faz isso com jogos e brincadeiras, mas precisa de segurança, amor e carinho para fazer bem. 
Na primeira infância, a aprendizagem e o desenvolvimento estão ligados aos vínculos afetivos e emocionais seguros e verdadeiros que a criança estabelece com quem cuida dela, e que lhe dão segurança. Essas condições são essenciais para introduzir a criança no mundo do conhecimento, da cultura e das regras, observa a socióloga e doutora em educação Gisela Wajskop, diretora do Instituto Singularidades, que forma professores.
De 0 aos 6 anos, a faixa atendida pelas escolas de educação infantil, a tarefa de educar está intimamente ligada aos cuidados que a criança exige, mas não se resume a isso. 

O tempo todo, com suas atitudes, pais e professores estão educando as crianças. Por isso, é fundamental uma boa parceria entre a família e a escola. E confiança, nessa hora, é importante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário