18/08/2011

Como falar a verdade ? - Especialistas em dissimular evidências!

Se você pensa que cachaça é água, com certeza tem alguma coisa errada com a pinga que você anda bebendo. Ou então já enxugou tanta garrafa de 51 que já nem sente mais o que põe na boca. Mas não é só em coisas estranhas que você coloca na boca involuntariamente (ou não, tudo depende de um ponto de vista mais liberal e moderninho) é que está a complicação. O importante é tomar cuidado com as coisas que saem da sua boca. Nem tanto com o quê, mas em como. Das duas uma: ou isso afunda você em encrenca ou vai te safar. Não é a intenção ensinar você a mentir, mas sim, mostrar como proferir verdades mascaradas que cumpram bem o papel.  Afinal, você pode não ser um mentiroso, mas é um canalha, mau-caráter. Por outro lado, se você tiver essa habilidade toda, é bem capaz de conseguir enrolar o próprio Deus.


Continuando...


Sinto dó quando percebo como há especialistas em dissimular evidências. 
Especialistas em manipular palavras para dizer o que acreditam, para me convencer do que prefeririam que fosse verdade, para SE convencerem do que lhes soa melhor. Como se isso fosse alterar a REALIDADE


Especialistas em ver e não enxergar


Especialistas em insultar minha inteligência (Ui). 


Especialistas em jurar que acredito neles (as). 


Especialistas em atenuar se demais, em acentuar se de menos, em desbaratinar se estou atento, em ignorar quando estou apontando: “Olha, ali, a realidade” continuando no exercício de suas habilidades em tentar me convencer que eu estou errado, e elas certas. 


Especialistas em criar suas próprias verdades e confrontá-las com outros especialistas para ver qual "verdade é mais bonita". 


Mas o desenho de uma rosa não é A rosa, e a história contada num livro não é A história.

Vai ver é melhor viver na fantasia do que nessa realidade sem graça e violenta.
A arte de agradar muitas vezes encobre a arte de enganar.


Todos têm direito de se enganar nas suas opiniões. Mas ninguém tem o direito de se enganar nos fatos.


Que a gente se divirta sem se matar, que ame sem se contaminar, que aprenda sem se enganar, que viva sem se vender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário